Hoje em dia, com a correria do dia-a-dia, muitas são as farmácias que tem boas idéias, que querem implantar novas ações e investir em alternativas, mas que esbarram na falta de tempo, na falta do profissional para implantar tal idéia ou ação, não é mesmo? E por conta disso abandonam sonhos e projetos.

Mas existe uma máxima no mundo dos negócios que diz: Quanto mais se trabalha, menos tempo se tem em pensar como ganhar dinheiro!

Mas espere um pouco, eu trabalho justamente para ganhar dinheiro, então como fica essa situação? Na verdade, no mundo corporativo, ganhar dinheiro é encontrar alternativas de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e melhorar a qualidade e produtividade dos colaboradores.

Agora responda… Qual foi a última vez que você levou uma idéia adiante para melhorar o desempenho da empresa, dos colaboradores, ferramentas para aumentar as vendas? Hoje, ontem, ano passado?

Sem novas idéias, a empresa enferruja, perde o brilho, a força, se tornando mais uma na multidão. Nessas horas é importante olhar o mercado e avaliar… Por que as empresas de telefonia celular investem tanto em comunicação e novos planos? Elas já detêm milhões de clientes… A idéia é nunca se acomodar, para não ser engolida por outra empresa.

Pensando assim, faça o seguinte exercício. Imagine que hoje vai abrir uma nova farmácia ao lado da sua; Seus clientes estão satisfeitos o bastante para comprar com você ao invés de, movidos pela novidade, conhecerem o concorrente e serem seduzidos pela qualidade, competência, inovação, tirando assim um cliente, até ontem “fiel”? Ou, por tudo que você faz, desenvolve e apresenta para ele, ele só entraria para conhecer, mas continuaria comprando em sua farmácia?

Se sua farmácia está preparada para esse teste, parabéns…

Agora, se você tem alguma dúvida, é hora de começar a correr!

Fabio de Matos; publicitário, professor e consultor farmacêutico.

“O mais difícil na mudança é a existência de um desejo sincero de mudar!”
(Júlio Ribeiro)