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No centro das escolhas… o posicionamento

Em meio ao dinamismo do mercado farmacêutico, as farmácias de manipulação enfrentam desafios únicos que exigem uma abordagem estratégica e focada. Neste artigo, exploro a importância de manter o foco nas decisões estratégicas, revelando como isso pode ser o catalisador para o sucesso sustentável da sua farmácia.

O poder das decisões estratégicas

Em um mercado onde a personalização e a qualidade são essenciais, as decisões estratégicas moldam a identidade de uma farmácia de manipulação. Focar em áreas-chave, baseado em expertise ou demanda local, bem como a escolha de fornecedores e parceiros que entregam alta qualidade nos insumos desse nicho, aliado a um canal de relacionamento e parceria, podem contribuir para uma melhora técnica e condições mercadológicas capazes de definir uma estratégia de sucesso a longo prazo.

Personalização como diferencial

O cerne das decisões estratégicas em uma farmácia de manipulação reside na personalização. Ao concentrar esforços em compreender as necessidades específicas de cada cliente ou necessidade local para oferecer formulações adaptadas, a farmácia não apenas se destaca, mas também constrói relações sólidas e duradouras. O foco na personalização não apenas diferencia a farmácia, mas também cria um ambiente propício para a fidelização do cliente.

Reforce a entrega de qualidade

A transparência é um alicerce indispensável e a qualidade dos produtos deve ser inegociável em uma farmácia de manipulação. Apresentar conteúdos sobre a qualidade da produção, como as coisas acontecem dentro da sua estrutura, a importância dos processos, os profissionais envolvidos, a busca pela excelência e o resultado do tratamento estabelecem uma relação de confiança ainda maior com seus clientes. Esse tipo de entrega deve ser permanente para que cada novo cliente compreenda todo o cuidado na produção de cada fórmula manipulada em sua farmácia.

Não olhe apenas a concorrência

É muito comum que profissionais fiquem acompanhando o mercado e a concorrência para não ficar “de fora” da nova onda ou tendência de mercado. Mas tão importante como conhecer o mercado, conhecer o seu cliente é que vai fazer a sua empresa crescer, uma vez que um cliente fiel é muito mais valioso a longo prazo do que aquele que comprou por impulso ou que “custa muito caro” para ser um novo cliente. Essa clareza garante lucratividade e percepção de um trabalho alinhado ao seu propósito enquanto empresa de saúde.

Aprenda a dizer não

Nem toda venda faz sentido, como nem todo insumo pode “entrar” no seu estoque uma vez que o foco esteja bem definido, assim como a estratégia de posicionamento e vendas. Não é facil “demitir” um cliente ou ativo de fornecedor, mas compreender sua realidade e o que faz sentido, torna mais fácil decidir não apenas o que fazer, mas também o que NÃO fazer.

Conclusão

Ao manter a visão em sua realidade, focada na personalização, qualidade e transparência, as farmácias de manipulação não apenas enfrentam os desafios presentes, mas também se preparam para um futuro onde a diferenciação é a chave para o sucesso duradouro.

Fabio de Matos

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