Todo mundo tem o hábito de fazer reflexões sobre o ano que passou no período das festas de final de ano. O que deu certo e o que saiu fora do planejado, as dificuldades e as coisas boas.
2014 foi um ano com carnaval em março, Copa do Mundo no Brasil em Junho, eleições em outubro e muitas farmácias culparam o calendário por problemas de vendas e objetivos não alcançados. Mas uma coisa que precisa ser avaliada é que já sabíamos como seria o ano, mas muitas vezes não nos organizamos para lidar com as coisas por falta de planejamento.
Agora temos um novo ano, mais um capítulo na nossa vida e na vida de nossa farmácia. E como faremos para que 2015 seja diferente? O que será feito? Como será feito? Por quem?
Já que temos um novo ano se iniciando, que tal organizar o planejamento da farmácia?
Estabeleça objetivos específicos, quem fará e em quanto tempo. Comece simples e vá evoluindo de acordo com as respostas do mercado. Coloco aqui um exemplo simples de um objetivo para que a sua farmácia possa organizar as coisas e fazer de 2015 um ano verdadeiramente diferente.
Exemplo:
Objetivo: Aumentar meu faturamento em fórmulas com maior valor agregado…
- Quais são essas fórmulas? Eu já manipulo?
- Quais as especialidades que prescrevem?
- Quem vai falar com esses profissionais?
- Que materiais ele/a vai levar?
- O que a concorrência faz nessas especialidades? Como posso fazer melhor?
- Qual o investimento para isso?
- Quanto eu preciso faturar por mês para que o investimento seja saudável? Por quanto tempo?
Quando você escreve e organiza, as coisas se tornam mais simples e claras para sair do papel e virar realidade.
Acha complicado fazer isso sozinho/a? Então procure ajuda de uma empresa ou profissional competente para organizar seu planejamento e transformar o ano de 2015 em um ano para comemorar e não lamentar.
Bom trabalho, saúde e sucesso!
Fabio de Matos – Publicitário, professor e consultor farmacêutico.