1435613_23149272Sentiram saudades? Faz algum tempo desde a minha última atualização. O bacana é que quando a conversa começa e as pessoas acompanham, elas te cobram. Recebi até “puxão” de orelhas pela demora em voltar a escrever por aqui.

A idéia de escrever apenas após o carnaval, na primeira segunda-feira “útil” do ano, aconteceu ainda em 2013 quando conversava com um cliente sobre as expectativas de como seria o ano de 2014 e o que nos reserva.

O ano já começou e faz tempo… Muita coisa já aconteceu. Ou na sua farmácia não aconteceu nada? Não teve problema? Visita da vigilância? Problema com fornecedor? Pois é… a falsa idéia de que 2014 seria o ano da inércia só existe na cabeça de quem quer boicotar ações para melhorar a empresa, investir em novas oportunidades, etc…

O grande barato de 2014 foi que, pra mim, o ano começou a milhão, vários novos clientes, projetos em andamento de 2013 que já evoluíram em 2014, enfim… estou adorando esse “ano novo”.

Daqui a alguns meses teremos a assustadora Copa do Mundo; E quando falo assustadora não digo com medo dos adversários do Brasil ou perdermos a taça para os irmãos Argentinos. Eu digo assustadora pois todos imaginam o caos no país com tudo parado, o comércio inoperante, bem como a prestação de serviços fundamentais, como a saúde por exemplo. Eu confesso que também fico apreensivo, especialmente depois de ver como as obras foram tratadas e a demora para a entrega de projetos aprovados a MUUUUUUUITO tempo, mas o que fazer então? Cruzar os braços e esperar pelo pior ou fazer alguma coisa para que, na pior das hipóteses, o prejuízo seja o menor possível?

Eu gosto de pessoas que olham o problema de frente, sem medo do combate. Isso é o que nós os empreendedores fazemos, essa é nossa vida, esse é o nosso trabalho. Eu não quero ouvir desculpas para os problemas, quero ouvir alternativas ou como melhorar e até aproveitar o que uma Copa no Brasil pode nos trazer de positivo. Sim, positivo!! Milhares de turistas estarão no país consumindo. Será que ele não pode deixar alguns dólares, Euros, Ienes ou Libras no seu caixa?

English Spoken

Me lembro quando fiz uma viagem pelo litoral norte de São Paulo e tirei a foto de um empreendedor de rua, e uma placa dizendo que falava inglês… E que produtos o profissional vendia? Abóbora na Cal. Talvez ele nunca tenha atendido ou vendido uma única unidade para um “gringo”, mas está fazendo alguma coisa para garantir que está pronto para lidar com os novos clientes que estarão no Brasil em breve. Isso é ação para uma excelente oportunidade. Agora você consegue atender algum turista em sua farmácia? Alguém preparado para treinar o verbo TO BE na sua loja?

Não duvido nada que em breve esse empreendedor tenha delivery e um app na Apple Store ou Google Play, e-commerce, etc… Isso é olhar o mundo com outros olhos.

E no final do ano tem eleição? Pois é, no Brasil é assim a cada 02 (dois) anos, ou seja, você já está mais do que acostumado(a) com isso. Mostre pra 2014 e para o mercado quem é que manda!

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcansável, para os temerosos, o desconhecido e para os valentes é a oportunidade.” (Victor Hugo)

Fabio de Matos – Publicitário, professor e consultor farmacêutico.

 

Está gostando dos materiais do site? Participe do blog, deixe seu comentário, opinião, reclamação e compartilhe com seus amigos farmacêuticos e empreendedores…

 

Começar