SOBRE MIM

Minha missão é espalhar o amor humanizando as relações entre empresas e clientes

Encantar para transformar objetivos em resultados entregando valor e diferenciação

  • Referência em Atendimento Magistral

  • Professor de MBA e Pós Graduação

  • Publicitário - PUC Campinas

  • Mestrando em Ciências Empresariais - Porto - Portugal

  • Consultorias e eventos em todo Brasil

  • Palestrante nos principais eventos magistrais do Brasil e América Latina

FABIO DE MATOS

Falar da minha carreira profissional é falar de ATENDIMENTO e VENDAS, afinal com apenas 11 anos de idade comecei a trabalhar com atendimento no bazar de um supermercado próximo à minha casa em Campinas-SP, onde aprendi minha primeira lição importante de mercado: não importa o valor da mercadoria ou da compra que o cliente faz, o cliente tem sempre que ser bem atendido.


Aos 14 anos, trabalhando de empacotador no mesmo supermercado, aprendi que as gorjetas eram proporcionais ao talento que você aplica não apenas ao trabalho em si (empacotar), mas em lidar/tratar com as pessoas. Muitos clientes rejeitados por outros empacotadores por serem chatos ou “velhos” demais acabaram se tornando meus melhores clientes. Quanto melhor lidava, mais “gorjeta/caixinha” eu ganhava.


Passando por cada setor de uma excelente escola que é um bom supermercado, aprendi que a exposição correta de um produto na gôndola/prateleira faz mais da metade do serviço de venda, o restante vem dos serviços e do preço praticado.


Quando conheci o universo magistral, nunca imaginei ministrar palestras e cursos, afinal, técnico e graduado em publicidade e propaganda, com experiências de design gráfico em agências de publicidade, pensei que ali se desenharia meu futuro profissional, mas as portas do atendimento novamente foram abertas quando surgiu uma oportunidade de conhecer o atendimento de uma farmácia de manipulação e propor um curso de atendimento com algumas melhorias.


Comecei a trabalhar no atendimento de uma farmácia, inseguro como todo profissional nos primeiros dias de trabalho, lembrando meus primeiros dias de balcão de bazar, mas disposto a aprender tudo o mais rápido possível para que pudesse, dentro do que eu já conhecia, sugerir melhorias.


Absorvendo como esponja toda a informação técnica possível, processos, procedimentos, sistema, receituário, legislação, comecei a testar algumas ferramentas do atendimento de varejo convencional, e para minha surpresa, tinha um resultado superior ao de muitos profissionais com anos de farmácia e tirei uma das lições mais importantes que existem no atendimento: não importa há quanto tempo você exerce uma função, mas o quanto você coloca de amor e energia.




Trabalhando pelo Brasil com cursos e consultorias desde 2003, nessa escola chamada mercado farmacêutico, percebi que para treinar a equipe é fundamental ter padrão, unidade e personalidade. Vender qualidade e segurança de forma palpável é indispensável, porém é preciso mais! Necessitamos promover uma mudança interna, uma revolução no atendimento, começando pelo coração.

Existe uma enorme distância entre fazer diferente e fazer a diferença!
 O que você faz?

EXPERTISE

Cursos e Palestras

Duração 03 (três) ou 06 (seis) horas

A transformação do atendimento como diferencial competitivo - Espalhe o Amor

- O atendimento presencial e digital no século XXI

- Orçamentos rejeitados e como virar o jogo

- Processos > Produtividade > Efetividade = Resultados

- O encantamento como diferenciação de sua farmácia

O ponto de venda magistral - Humanizando a experiência de compra

- O atendimento pessoal na era digital

- Merchandising humanizado

- A diferenciação da loja como experiência de compra

- Percepção de qualidade com detalhes que encantam

Duração 03 (três) ou 06 (seis) horas

Somos todos clientes - da produtividade ao encantamento

- Trabalhar não é produzir

- Iniciativa e atitude

- Relacionamento e encantamento

- Pessoas diferentes fazem empresas diferentes

Duração 03 (três) ou 06 (seis) horas

A visão 360 da farmácia magistral - oportunidades da diferenciação

- Posicionamento de diferenciação

- Gestão inteligente de pontos chave de sua farmácia

- O universo digital conectado à realidade magistral

- Online + Offline: Comunicação, visitação e eventos

Duração 01 hora

 

Como conquistar fãs para o consultório.

  • - A percepção de valor no atendimento

- Diferenciação pelos detalhes

- Construindo sua reputação digital

- O papel da humanização

Quer solicitar um tema, curso ou palestra que não está na grade para sua farmácia, evento ou associação?

Entre em contato.

 

o que meus clientes falam

depoimentos

 testimonial image
 testimonial image
 testimonial image
F7

O que mais nos marcou no treinamento do Fábio foi compreender que nosso desempenho no trabalho, nossas ações, impactam diretamente no desempenho da empresa, mas em última análise, impacta na vida de uma pessoa, nosso cliente. Ao agregarmos valor em nossa conduta, seja técnica ou comercial, mostramos que a essência magistral é realmente individualizada, nos importamos e acreditamos que nosso atendimento e medicamento irá oferecer o melhor para o seu bem estar e saúde. E essa certeza vem através da construção de uma equipe coesa, que compartilha os mesmos valores e sabe da transformação que “espalhar o amor” faz com todos.

Priscila Espózito
Bioexata

Olhamos o mercado magistral e nos deparamos com alguém inspirador no que faz. E faz com tanto carinho e profissionalismo que nos contagia a fazer sempre o melhor e com otimismo. A Bioexata agradece por compartilhar conosco todo o seu conhecimento, compromissados em fortalecer esse mercado e encarar cada desafio com AMOR, ética e positividade.

Paulo Jost
Consulfarma

Eu conheço o Fábio desde 2003. Na época já identificava nele um comportamento típico dos profissionais de alta perfomance: sempre estudando, aplicando novas técnicas e compartilhando os seus conhecimentos. Fui, inclusive, treinada por ele. Ao longo desses anos pude ver a sua evolução nos palcos, no conteúdo das nossas conversas e, acima de tudo, nos resultados apresentados por seus clientes de consultoria. Eu percebo que o interesse, a dedicação e a paixão dele pelo setor só aumentam. E sabe o que é mais bonito? É que ele executa o seu ofício com um propósito claro, capaz de contagiar todos os profissionais que fazem parte dessa cadeia: do balconista ao prescritor. O Fábio tem inúmeras habilidades, mas o que ele domina mesmo é a arte de propagar o amor para o mercado magistral.

Jussara Sanches

Palestrou em eventos no mesmo palco de nomes como:

Clóvis de Barros Filho

Leandro Karnal

Mario Sergio Cortella

Geraldo Rufino

Marcos Pianges

Murilo Gun

Rony Meisler

Ricardo Amorim

Leila Ferreira

João Kepler

Acompanhe as ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

contato

quer falar comigo?

Começar