Porque visitar?

Quando se fala de marketing ou aumento de vendas no setor magistral, a primeira coisa que aparece é o fato de se fazer visitação médica profissional. Mas visitar é assim tão importante?

Na verdade ela é vital no trabalho de divulgação da farmácia junto aos médicos prescritores, pois são esses os profissionais que detém a confiança do paciente e têm naquela indicação a garantia de uma escolha segura por uma empresa que oferece produtos e serviços de qualidade.

“Mas na minha cidade os médicos não gostam de prescrever manipulado!” Será?

Muitas farmácias costumam se esconder atrás dessa informação, que costuma ser falsa. O que pode acontecer é visitar especialidades que pouco se utilizam do setor magistral por desconhecer ou não confiar na qualidade de seus produtos ou serviços. Agora quem vai mudar a opinião desse(s) médico(s)?

Com um paciente cada vez mais atualizado, o médico precisa estar antenado em muitas informações e a sua farmácia pode e deve ser uma grande aliada nesse processo, oferecendo materiais de apoio, amostras, apresentação de novos serviços, lançamentos do setor, etc. O médico melhor informado passa as orientações ao paciente que, com isso, faz a escolha de forma mais convicta e segura.

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O que fazer?

É fácil culpar a falta de profissionais qualificados para promover a visitação médica e encerrar o trabalho por conta disso. Difícil é assumir a responsabilidade por isso e que só a empresa pode trabalhar para mudar tal situação; Seja qualificando melhor o profissional, tenho material técnico de qualidade, oferecendo novas opções, novos serviços, etc.

É preciso colocar a mão na massa, se envolver de verdade no processo e saber que a visitação médica é o caminho para aumentar de forma efetiva o faturamento da farmácia, consolidar sua posição no mercado e estabelecer uma comunicação com os formadores de opinião na construção de uma imagem de qualidade, segurança, confiança, etc…

Para que a visitação médica aconteça de forma sistemática e traga resultados, o primeiro objetivo é a contratação de um profissional adequado, que consiga atender as necessidades dentro da realidade da farmácia, afinal tão importante quanto à contratação de um profissional, é ele ser compatível com a realidade da empresa e seus objetivos.

Com esse profissional na farmácia, é hora de iniciar o trabalho, ter um material de visitação médica consistente, de qualidade, para que o médico receba a sua manipulação com bons olhos, afinal o que se oferece para que o propagandista “tome” o tempo do médico dentro do consultório? Com isso, visitar de forma sistemática e ordenada, fazer acompanhamento através de dados de visitas, necessidades médicas e apresentar soluções é que a farmácia vai conseguir obter o retorno esperado com esse trabalho.

Lembre-se, visitação médica é freqüência e seqüência. Qualquer coisa diferente disso pode ser chamada de sorte, acaso, mercado, etc… Cuidado com as armadilhas da facilidade. Visitação Médica não é fácil, mas é sólida e consistente e seu trabalho dá sim resultados.

Visitação Médica; Mais que treinamento…

Ações para resultados!

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Onde podemos ajudar?

Não basta apenas treinar o representante, fazer o trabalho de orientar a postura, comportamento, atitudes, negociação, relacionamento representante/secretária/médico, etc, etc, etc. É preciso mais…

Qual a real necessidade da sua empresa hoje? Quantos médicos visitar? Quais médicos visitar? Qual a média de visitas diárias na minha cidade? Qual a meta para o representante?

Essas são as perguntas que mais se escuta nos cursos de visitação médica que são feitos em eventos, cursos e congressos pelo Brasil; mas a resposta é sempre muito subjetiva. Depende da farmácia, do mercado, da concorrência, dos objetivos.

Chega de papo furado. É hora de ação! A diferença aqui é que o trabalho é totalmente desenvolvido na sua farmácia, na sua cidade, seguindo apenas as necessidades da sua empresa. Não existe mais resposta subjetiva, existe agora um plano de ação baseado no seu mercado, seus concorrentes, potencial dos médicos, faturamento e desempenho atual de seus médicos.

Não trabalhamos com ações subjetivas, mas com os dados da farmácia e os objetivos que podem ser alcançados na sua realidade, construindo um projeto particular para cada empresa. A farmácia termina o trabalho com um plano completo de ação…

- Quais médicos visitar e o porquê, por especialidade e potencial;
- Qual a média de visitas diária do representante;
- Qual o trabalho mais indicado para a visita da sua realidade;
- Qual a meta para os próximos 12 (doze) meses;
- Faturamento/número de fórmulas;

Com as informações claras, é mais fácil agir, cobrar, avaliar e perceber que uma visitação médica efetiva e de qualidade pode proporcionar resultados diferentes, basta olhar para as informações certas a tomar atitudes sobre elas.

A grande finalidade da vida não é o conhecimento, a grande finalidade da vida é a ação!

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