Área estrutural

- Concepção de projeto de loja, iluminação, fachada, mobiliário, etc; (Veja aqui alguns exemplos)

- Assessoria em layout: auxílio à elaboração e aprovação de projeto e adequações das atuais instalações à Resolução RDC n.º 67/07, equipamentos e procedimentos de operação em conformidade com a legislação sanitária;

- Auxílio na estruturação de farmácias homeopáticas, alopáticas e veterinárias;

- Orientação para cabines de hormônios, antibióticos e citostáticos;

- Análise do sistema de exaustão da farmácia e revisão do certificado de qualificação do sistema de ar.

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Área legal

- Vigilância Sanitária: Defesa administrativa de intimação e avaliação da real necessidade das adequações solicita pela autoridade sanitária;

- Elaboração de todas as etapas burocráticas para a emissão do Alvará Sanitário Estadual/Municipal, que envolve a Aprovação de Projeto e a petição da Licença Inicial de Funcionamento, pelos Centros de Vigilância Sanitária do Sistema Único de Saúde das Secretarias de Estado da Saúde, bem como, sua renovação anual;

- Elaboração dos processos de petição da Autorização de Funcionamento de Empresa e da Autorização Especial de Funcionamento expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde;

- Enquadramento de produtos para saúde e orientação de registro ou isenção na ANVISA;

- Regularização de empresas e registros de produtos, atendendo á normas e legislações específicas.

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Área organizacional técnica

- Otimização do fluxo operacional dos laboratórios;

- Realização de auto-inspeção com posterior emissão de relatórios com medidas corretivas e preventivas;

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Área técnica

- Estudo de estabilidade de bases galências;

- Fichas de especificação de matéria prima, embalagem e bases galênicas;

- Elaboração do programa de qualificação de fornecedores;

- Controle de qualidade e amostragem de matérias prima, bases galênicas e embalagens;

- Elaboração de Manual de Boas Práticas farmacêuticas;

- Gerenciamento de resíduos: confecção do plano de gerenciamento de resíduos conforme a Resolução 358/05 e RDC 306/04;

- Adequação a dispensação remota conforme a RDC 44/99;

- Excipiente: estudo e implantação da padronização de excipientes;

- Critérios para estabelecer o prazo de validade das preparações alopáticas e homeopáticas;

- Elaboração de procedimentos para a análise de monitoramento magistral com medidas corretivas e preventivas;

- Água: análise do controle de qualidade de água purificada e potável com medidas corretivas e preventivas, limpeza do equipamento e reservatório de purificação de água;

- Revisão e confecção de procedimentos com referência bibliográfica farmacopeica, (inclusive a Farmacopéia Brasileira 5ªed)  ou outras literatura reconhecidas pela ANVISA;

- Elaboração e implantação do programa de manutenção preventiva de equipamentos e orientação para correta calibração e manutenção;

- Homeopatia: elaboração de procedimentos de acordo com a Farmacopéia Homeopátia Brasileira 2ª edição;

- Adequação do estabelecimento ao Anexo III da RDC 67/07;

- Estabelecimento de critérios para a repetição de formulação magistral de acordo com o conselho federal de farmácia e RDC 87/08;

- Treinamentos técnicos: Realização e implantação de programa de treinamentos, análise de eficiência de treinamentos;

- Elaboração de protocolos de validação de processos;

- Análise detalhada da situação da farmácia para verificação dos pontos críticos e identificação das necessidades de melhoria;

- Revisão e orientação para execução de PCMSO e PPRA;

- Equipamento de proteção individual: orientação para uso, compra de material e procedimento de entrega seguindo a RDC 67/07 e leis trabalhistas. Orientação quanto à lavagem de EPIs não descartáveis;

- Treinamento técnico de laboratório;

- Qualificação de fornecedores;

- Pesquisa de novas embalagens.

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Farmácia

- Desenvolvimento de identidade visual completa;
- Layout de loja; interno e externo;
- Website;
- Material publicitário;
- Campanha, ações e eventos;

Indústria

- Website;
- Material publicitário;
- Aplicativos Mobile;
- Software;
- Campanha, ações e eventos;

Médicos

- Material técnico dirigido;
- Ferramentas de relacionamento;

 

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Aulas

Aulas já ministradas:

  • Visitação Médica;
  • Marketing Para Farmácias e Drogarias;
  • Layout de Lojas;
  • Empreendedorismo;
  • Atendimento ao cliente como ferramenta de vendas;
  • Planejamento Estratégico;


Aulas já ministradas na PÓS e MBA das Faculdades Oswaldo Cruz, Gama Filho e Uningá;

Leve o Prof. Fabio de Matos para ministrar uma aula na sua faculdade.

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O Professor

Fabio de Matos

  • Professor de MBA e Pós Graduação para Farmácias e Drogaria das Faculdades Oswaldo Cruz, Gama Filho e Uningá;
  • Publicitário Formado pela PUC Campinas
  • Pós-graduado em Marketing Farmacêutico pela Faculdade Oswaldo Cruz
  • Criador do Programa de Atendimento Magistral para Farmácias e Drogarias
  • Consultor de Comunicação e Marketing voltados à área farmacêutica
  • Ministra cursos e palestras de Atendimento, Propaganda Médica, Marketing, Vendas e Motivação em todo Brasil

História

Falar da minha carreira profissional é falar de ATENDIMENTO e VENDAS, afinal com apenas 11 anos de idade comecei a trabalhar com atendimento no bazar de um supermercado próximo à minha casa em Campinas-SP, onde aprendi minha primeira lição importante de mercado: Não importa o valor da mercadoria ou da compra que o cliente faz, o cliente tem sempre que ser bem atendido.

Aos 14 anos, trabalhando de empacotador no mesmo supermercado, aprendi que as gorjetas eram proporcionais ao talento que você aplica não apenas ao trabalho em si (empacotar), mas em lidar/tratar com as pessoas; Muitos clientes rejeitados por outros empacotadores por serem chatos ou “velhos” demais acabaram se tornando meus melhores clientes. Quanto melhor lidava, mais “gorjeta/caixinha” eu ganhava.

Passando por cada setor de uma excelente escola que é um bom supermercado, aprendi que a exposição correta de um produto na gôndola/prateleira faz mais da metade do serviço de venda, a outra metade vem dos serviços e do preço praticado.

Quando conheci o universo magistral, nunca imaginei ministrar palestras e cursos, afinal, técnico e graduado em publicidade e propaganda, com experiências de design gráfico em agências de publicidade, pensei que ali se desenharia meu futuro profissional; Mas as portas do atendimento novamente foram abertas quando surgiu uma oportunidade de conhecer o atendimento de uma farmácia de manipulação e propor um curso de atendimento com algumas melhorias.
Comecei a trabalhar no atendimento de uma farmácia, inseguro como todo profissional nos primeiros dias de trabalho, lembrando meus primeiros dias de balcão de bazar, mas disposto a aprender tudo o mais rápido possível para que pudesse, dentro do que eu já conhecia, sugerir melhorias.

Absorvendo como esponja toda a informação técnica possível, processos, procedimentos, sistema, receituário, legislação, comecei a testar algumas ferramentas do atendimento de varejo convencional, e para minha surpresa, tinha um resultado superior ao de muitas profissionais com anos de farmácia, e tirei uma das lições mais importantes que existem de atendimento. Não importa há quanto tempo você faz uma função, mas o quanto você dedica a essa função.

Trabalhando pelo Brasil com cursos e consultorias desde 2003, nessa escola chamada mercado farmacêutico, percebi que treinar a equipe é fundamental, ter padrão e unidade, vender qualidade e segurança de forma palpável e real é indispensável; Mas é preciso mais! É preciso promover uma mudança, uma revolução no atendimento se quiser fazer mais, ser mais e vender mais do que a concorrência.

Existe uma enorme distância entre fazer diferente e fazer a diferença!
O que você faz?

Quer falar com Fabio de Matos?
Facebook: www.facebook.com/fabiomagistral
LinkedIn: br.linkedin.com/in/fabiodematos/

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Cursos

Cursos IN Company de 04 (quatro) à 08 (oito) horas de duração nas mais diversas áreas, com construção de conteúdo exclusivo para a realidade do seu negócio:

  • Atendimento Pessoal e Telefônico;
  • Visitação Médica para Propagandistas e Gerentes;
  • Marketing;
  • Gestão de farmácia;


Quer ministrar um curso para o Pharma 360?

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Palestras

Voltadas à ações pontuais e datas específicas, com construção exclusiva para o seu evento:

  • Motivação;
  • Trabalho em equipe;
  • Comprometimento;
  • Dia da Secretária;

Consulte opções de cursos técnicos em outras áreas…

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