Por que atender bem?

Para atrair clientes, toda a empresa investe tempo e dinheiro para encontrar pessoas que querem comprar o produto ou serviço por ela oferecido. Na manipulação, acontece exatamente a mesma coisa. A farmácia investe tempo e dinheiro na contratação e capacitação da equipe de visitação médica, na produção, impressão e divulgação de material técnico, de comunicação, amostras e brindes; Além de propaganda nos meios de comunicação mais diversos na tentativa de atrair consumidores que precisam comprar medicamentos manipulados.

Depois de todo o trabalho desenvolvido; Bingo! A farmácia consegue atrair o consumidor, que vai conhecer a empresa. Mas para transformar esse consumidor em cliente fiel, é a qualidade do produto e, especialmente, do serviço prestado que vai dizer se todo o investimento inicial da farmácia foi em vão.

O cliente fiel, além de manter a empresa, promove um efeito multiplicador já que a experiência de compra é compartilhada com familiares e amigos, direcionando novos clientes que podem fazer o mesmo com outras pessoas. Sem essa fidelização, não existe empresa capaz de se manter no mercado, especialmente no setor magistral que é um segmento tão concorrido e a confiança é um argumento decisivo na escolha desta ou aquela farmácia.

Isso com certeza você já deve saber, certo? Mas e daí?

Acontece que muitas farmácias, na tentativa de garantir a qualidade no processo de atendimento, explicam para a equipe como se comportar para prestar um bom atendimento ou contratam profissionais com experiência anterior acreditando ser o suficiente para prestar um serviço de qualidade.

Mas explicar a um profissional de vendas que é preciso atender com cordialidade, educação, polidez, que deve manter o bom humor, mostrar produtos, suprir as necessidades e expectativas do cliente, cuidar dos detalhes, promover CRM, ter percepção, cuidar do antes, durante e depois, etc, etc, etc, é muito teórico.

Olhando por esse lado todas as farmácias se preocupam com esse atendimento e todas elas são educadas, sorridentes, atenciosas. Mas por que não superam expectativas e fecham todas ou quase todas as vendas?

Porque isso não é o suficiente!

Faça suas contas…

Qual o seu índice de orçamentos não finalizados?
Orçamento não finalizado é trabalho desenvolvido mal concretizado.
O atendimento tem o trabalho, tempo, sistema, etc…

Quanto representa apenas 5% dos seus orçamentos não finalizados?

Quanto sua farmácia deixou de faturar com orçamentos não finalizados nos últimos 06 (seis) meses?

O que você e sua farmácia estão fazendo hoje para mudar essa realidade?

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O que fazer?

Eu entendo que você tem coisas para fazer. Pagar as contas, desenvolver as pessoas, manter-se a frente de todas as questões financeiras da farmácia, cuidar da parte técnica, vigilância, tomar decisões sobre investimentos, etc…

Ainda assim…

“Seu futuro depende de muitas coisas mas, antes de mais nada, ele depende de você.”

Para “construir” uma farmácia inovadora, de sucesso, não basta uma formação profissional técnica, estrutura física adequada com bons laboratórios e cumprir as normas da vigilância sanitária. Isso é o mínimo que se espera de qualquer farmácia!

Mas para não ser mais uma, é preciso fazer mais, muito mais.

É preciso transformar trabalho em qualidade percebida, criar identidade com o cliente, preparar seus profissionais para lidar com os clientes e transformar o atendimento num momento de consolidação da venda e não de política de desconto.

Treinamento é importante? Sim!

Muda o comportamento e melhora o desempenho da empresa? Nem sempre.

Treinamento é a orientação dada pela empresa ou profissional sobre como proceder em determinadas condições e situações visando melhorar o desempenho da empresa e a percepção de qualidade do serviço prestado, mas de que serve o conhecimento não aplicado? O grande problema das farmácias é que, depois de treinar seus profissionais, os gestores não cobram as mudanças nas ações da equipe e, com isso, ficam insatisfeitos com o resultado do trabalho e acabam não dando continuidade ao processo de atualização de seus vendedores.

É preciso um trabalho avançado, uma mudança concreta, que seja capaz de transformar a teoria em ação, fazer com que os (as) atendentes vejam em seu atendimento as condições e situações para colocar em prática as informações aprendidas e mude de forma real o seu atendimento, tornando seu trabalho uma ferramenta de vendas, gerando mais lucratividade para a farmácia e a real percepção do cliente de ter um bom atendimento.

Para ter sucesso no trabalho com a equipe de vendas, é preciso diretriz, acompanhamento, orientação, motivação, participação, treinamento, monitoramento e avaliação.

A farmácia pode fazer isso tudo sozinha? Pode! Mas é preciso fazer a pergunta: É viável? Tem a bagagem, o conhecimento e o tempo necessários para se dedicar e promover um trabalho de excelência e alcançar, de fato, resultados satisfatórios?

Para uma farmácia alcançar o sucesso, transformando objetivos em metas, é preciso ter no atendimento uma equipe qualificada em transformar o momento com o cliente numa poderosa ferramenta de vendas.

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Como podemos ajudar?

Através de um programa de atendimento direcionado à realidade de sua farmácia; 100% prático e aplicado dentro da sua(s) farmácia(s), o ATENDIMENTO 360:

O programa ATENDIMENTO 360 é a consultoria que vai profissionalizar o seu atendimento e transformá-lo numa poderosa ferramenta de vendas no mercado competitivo do século XXI.

Com foco na realidade do mercado magistral e na legislação vigente, o ATENDIMENTO 360 possui ferramentas práticas do dia a dia da farmácia, tornando o aprendizado um trabalho agradável, motivador e de resultados imediatos.
A cada passo da implantação já é possível ver a diferença em todos os níveis do atendimento, especialmente no financeiro, onde já se vê a diferença nos primeiros meses.

Fica fácil enxergar quanto custa atender bem um cliente, quanto vale um profissional bem preparado, e como transformar cada atendimento numa maneira de fechar venda e aumentar a produtividade e lucratividade de cada atendimento.

O ATENDIMENTO 360 aborda as soluções para cada etapa do atendimento ao cliente que necessita de alterações e melhorias:

- Estrutura;
- Conhecimento;
- Padronização;
- Abordagem;
- Comunicação;
- Fechamento da venda;
- Clima organizacional;
- Informações entre unidades (quando mais de uma farmácia);

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Implantação

Durante a implantação do programa ATENDIMENTO 360 a sua realidade é que é trabalhada, aplicando ao seu mercado e suas necessidades ferramentas práticas para atender suas REAIS necessidades e expectativas.

O tempo de implementação varia de acordo com o número de unidades e colaboradores, sendo, em média, 06 (seis) meses, com 02 (duas) visitas mensais, sendo EXCLUSIVO POR CIDADE OU REGIÃO.

Ao concluir o ATENDIMENTO 360, sua farmácia recebe a certificação 360 que atesta a preocupação e o investimento contínuo na qualidade do atendimento.

Toda mudança REAL transforma a farmácia e a deixa cada vez mais profissional, criativa e lucrativa. Ao invés de reclamar da concorrência, revolucione sua farmácia, mostre aos clientes que manipular em sua farmácia é a melhor opção. SEMPRE!

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