TelefoneO mês de março começou e muitas farmácias tem comentado sobre o ano difícil que vem enfrentando e sobre o que pode acontecer durante as perspectivas do ano de 2015. Vai ser um ano difícil? Pode ser, mas será só pra você e sua empresa? E o que ela vai fazer para amenizar ou resolver o problema? Ameaça ou oportunidade?

Quando as coisas vão bem todos surfam na onda, aproveitam o bom momento e acreditam que estão fazendo um excelente trabalho (e deve mesmo ser verdade); Mas a sua farmácia de manipulação está preparada para quando as coisas não estão indo bem?

Geralmente se culpa o mercado, a concorrência, o governo e um milhão de fatores externos para justificar o insucesso. Mas e assumir a responsabilidade e trabalhar de forma efetiva para mudar o panorama? Nós geralmente terceirizamos  os problemas ou como diz um dito popular: “É mais fácil ser pedra do que vidraça”.

Uma sugestão simples, que pode ajudar a melhorar o relacionamento e entender o motivo pelo qual alguns clientes não voltaram esse ano é fazer uma pesquisa de satisfação. Ligue para alguns clientes que não compram ou não visitam sua loja a mais de 6 (seis) meses (o seu sistema tem essa informação). Pergunte o que eles gostam e não gostam da farmácia, o que acham do ambiente, variedade de produtos. Assim é mais fácil entender um pouco melhor onde sua farmácia deve evoluir para que os clientes voltem a comprar.

Esse tipo de trabalho deve ser feito só em épocas mais complicadas? Claro que não, mas que tal colher os frutos desse trabalho e transformar esse trabalho em um hábito/procedimento da farmácia? Tenho certeza que sua farmácia vai evoluir e conquistar novos clientes e, por que não, reconquistar os antigos.

Se você gostou da idéia e fez isso, comente e dê sua opinião a respeito.

Bom trabalho, saúde e sucesso!

Fabio de Matos – Publicitário, professor e consultor farmacêutico.

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