CalendárioTodo mundo tem o hábito de fazer reflexões sobre o ano que passou no período das festas de final de ano. O que deu certo e o que saiu fora do planejado, as dificuldades e as coisas boas.

2014 foi um ano com carnaval em março, Copa do Mundo no Brasil em Junho, eleições em outubro e muitas farmácias culparam o calendário por problemas de vendas e objetivos não alcançados. Mas uma coisa que precisa ser avaliada é que já sabíamos como seria o ano, mas muitas vezes não nos organizamos para lidar com as coisas por falta de planejamento.

Agora temos um novo ano, mais um capítulo na nossa vida e na vida de nossa farmácia. E como faremos para que 2015 seja diferente? O que será feito? Como será feito? Por quem?

Já que temos um novo ano se iniciando, que tal organizar o planejamento da farmácia?

Estabeleça objetivos específicos, quem fará e em quanto tempo. Comece simples e vá evoluindo de acordo com as respostas do mercado. Coloco aqui um exemplo simples de um objetivo para que a sua farmácia possa organizar as coisas e fazer de 2015 um ano verdadeiramente diferente.

Exemplo:

Objetivo: Aumentar meu faturamento em fórmulas com maior valor agregado…

  1. Quais são essas fórmulas? Eu já manipulo?
  2. Quais as especialidades que prescrevem?
  3. Quem vai falar com esses profissionais?
  4. Que materiais ele/a vai levar?
  5. O que a concorrência faz nessas especialidades? Como posso fazer melhor?
  6. Qual o investimento para isso?
  7. Quanto eu preciso faturar por mês para que o investimento seja saudável? Por quanto tempo?

Quando você escreve e organiza, as coisas se tornam mais simples e claras para sair do papel e virar realidade.

Acha complicado fazer isso sozinho/a? Então procure ajuda de uma empresa ou profissional competente para organizar seu planejamento e transformar o ano de 2015 em um ano para comemorar e não lamentar.

Bom trabalho, saúde e sucesso!

Fabio de Matos – Publicitário, professor e consultor farmacêutico.