Propaganda Magistral

Hoje em dia, muito se comenta sobre marketing, comunicação e propaganda. Sua fundamental importância em qualquer empresa ou segmento, mas o setor magistral sabe fazer como se deve? Toda visita a novos clientes que são abordados sobre o tema marketing me falam que esse tipo de trabalho é caro, que propaganda não traz o resultado esperado, que a propaganda médica não atende as necessidades, enfim… Só problemas.

Mas a pergunta que não se cala… A culpa é do mar ou do marinheiro?

Falam que o fundamental é qualidade, e complementam…

“Qualidade não é diferencial e sim obrigação!”

Sempre que me falam isso, eu pergunto… O que o seu cliente entende por qualidade? As respostas são as mais variadas, sabe por quê? Qualidade é intangível, pois cada pessoa tem seu parâmetro, seu referencial. Quanto mais seleto o público-alvo, mais exigente no que diz respeito à qualidade se torna o seu cliente.

Poucos clientes sabem o que é tratamento de água por osmose reversa e sua importância, mas os clientes percebem que a ausência de vagas de estacionamento ou iluminação inadequada é falta de qualidade.

Mais importante do que fazer, trabalhar e construir qualidade; É preciso vender qualidade! Essa é a diferença entre quem investe para se manter e quem investe para crescer. Sair na frente!

Se o seu laboratório é o melhor da cidade ou da região, conte aos seus clientes. Não adianta investir em equipamentos e qualificação se o seu público alvo nem fica sabendo; Conte aos médicos na visitação, mostre materiais impressos ou CD com imagens, atualize seu site, mas divulgue. Faça a diferença!

A menor das ações pode fazer grande diferença na hora de explicar oscilação de preços entre os concorrentes e sua farmácia, criar um conceito de qualidade percebida e construir uma idéia de que vale mais a pena fazer medicamentos na sua farmácia do que na concorrente.

Procure profissionais especializados e competentes, entenda suas necessidades, potencialize suas ações e entenda porque as grandes empresas destinam 5% de todo o seu faturamento bruto em propaganda.

Fabio de Matos; publicitário, professor e consultor farmacêutico.

 

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