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Muitos empresários do setor que conversam comigo reclamam do mercado, da concorrência, das dificuldades de contratação e, claro, que não faturam o suficiente. Tá! Mas a empresa quer faturar quanto? E para quê?
Ué, como assim para quê? Para ganhar mais! Tudo bem, mas e depois? Não adianta apenas ganhar mais, é preciso ganhar mais para se fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. A busca de objetivos tem que existir em cada empresa e saber exatamente aonde se quer chegar. Quando uma pessoa quer emagrecer ela não fala que quer perder peso, ela fala que quer pesar X, então projeta o tempo/trabalho que isso leva. Na farmácia tem que acontecer exatamente a mesma coisa.
Onde sua farmácia quer estar daqui a 10 anos? Já pensou nisso? Ou seu dia a dia é movido a apagar incêndios (lidar com os problemas cotidianos)? Quem se dedica exclusivamente a resolver os problemas diários não constrói o crescimento que uma empresa precisa. Sem pensar sua empresa nunca vai encontrar meios de vender mais e melhor. O mundo dos negócios é exatamente como uma escada rolante, mas no sentido contrário. Se você apenas anda, não sai do lugar, se ficar parado, sai do mercado. Só chega ao topo quem corre.
Então, se ainda não pensou nisso, aproveite a leitura desse texto e reflita o que espera para sua farmácia nos próximos anos, e quais passos você vai tomar HOJE para buscar esses objetivos. Escreva o que gostaria de ver em sua farmácia daqui a 10 anos na qualidade do produto, do serviço, no processo de expansão ou ampliação de lojas, numero de fórmulas por dia, novos canais de venda, etc.
Já fez isso? Ótimo, agora pense onde você precisa de ajuda e onde você pode iniciar sozinho o trabalho. O que você pode fazer sozinho, já planeja por onde começar o que precisa ser feito, quanto mais detalhado for o processo de construção, mais preciso será a execução.
Pronto, você já tem o que fazer hoje depois do expediente se faltam horas no seu dia ou se os incêndios são maiores durante o começo do mês. E entenda, sem esforço consciente e deliberado, a inércia sempre vence.
Agora se você já fez o que era capaz de fazer sozinho e chegou o momento de fazer o que você precisa ajuda. É hora de pegar o telefone ou mandar alguns e-mails. Busque fornecedores qualificados e que podem lhe dar o suporte necessário para que sua farmácia construa o que planeja para os próximos passos. Bom trabalho!
Fabio de Matos, publicitário, professor e consultor farmacêutico.
“Ficar parado não é uma opção. Ou você assume riscos calculados para crescer ou definha lentamente e morre.” Michael Eisner – Toys “R” Us